Dados Gerais

Finalidade

Nesta simulação, um Crédito Habitação pode ser utilizado para cinco finalidades: Aquisição, Transferência, Construção, Obras, Fins Múltiplos.

Por Fins Múltiplos, entende-se para qualquer fim alheio à actividade profissional ou empresarial dos proponentes do empréstimo.

Regime

Este simulador permite simulações em dois regimes de Crédito: Geral e Estrangeiros Não Residentes.

Tipo plano

Prestações Constantes - modalidade em que as prestações são constantes de capital e juros, alterando-se apenas em função da taxa de juro de mercado.

Prestações Mistas - modalidade disponível nas finalidades de aquisição ou transferência, em que a prestação vai crescendo durante os primeiros 10 anos, permanecendo a partir dessa data constante até ao final do empréstimo. O ritmo de crescimento é calculado em função do prazo e da taxa de juro inicial do empréstimo, com o máximo de 0,25%/mês.

Modalidade

Taxa Variável - modalidade com prestações constantes de capital e juros, à Euribor a 12 meses. As prestações variam sempre que a taxa do mercado se altera.

Taxa Fixa - modalidade com prestações fixas de capital e juros ao longo de todo o prazo do contrato (10, 15, 20, 25 ou 30 anos).

Taxa Variável Prestação Fixa - modalidade com taxa de juro indexada à Euribor, em que a prestação do empréstimo é sempre fixa(*), sendo o prazo ajustado automaticamente, no mesmo sentido da variação da taxa.

(*) Em situações excepcionais, se as subidas da taxa de mercado conduzirem a um termo do empréstimo em que sejam ultrapassados os 75 anos de idade de algum dos titulares, a prestação do empréstimo subirá tendo em atenção esse limite.

Indexante

O BPI utiliza o indexante: Euribor 12 meses.

Este indexante resulta da média aritmética simples das cotações diárias da Euribor (Euro Interbank Offered Rate) de referência a 12 meses, do mês anterior ao período de contagem de juros, arredondada à milésima.

A taxa de juro a aplicar ao empréstimo será revista anualmente.